Alimentação Saudável – Frutas, Legumes e Verduras

Sabemos que comer frutas, legumes e verduras (FLV) é bom para a saúde. Mas qual é a quantidade mínima desses alimentos que precisamos consumir para garantir seus benefícios?

A recomendação diária de Frutas, Legumes e Verduras

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO/ONU), devemos consumir cerca de 400g de frutas diariamente e hortaliças em cinco ou mais dias da semana.

O brasileiro e a recomendação diária de Frutas, Legumes e Verduras

O Brasil é o 3º maior produtor de frutas do mundo. Entretanto, essa grande produção não parece estar refletida no consumo de FLV por parte da população.

Segundo o Ministério da Saúde, apenas 24,1% dos brasileiros ingerem a recomendação diária de FLV. Entre os homens, o percentual é ainda menor: apenas 19,3%. Entre as mulheres, o consumo atinge 28,3% do total.

Metade do consumo de um europeu

Segundo o Instituto Brasileiro de Frutas (IBRAF), o consumo per capita no Brasil é de 57kg/ano, enquanto o da Espanha é de 120kg/ano, França e Itália é de 114kg/ano e Alemanha é de 112/kg ano. A média europeia é de 129kg de frutas e hortaliças por ano.

A importância do consumo de Frutas, Legumes e Verduras

Muita gente não consegue consumir a recomendação diária de FLV embora conheça os benefícios que o consumo desses alimentos trazem à saúde. Mesmo assim, é sempre bom lembrar as vantagens de uma dieta rica em frutas, legumes e verduras contribui para prevenção de doenças como: câncer, cardiovasculares, obesidade, diabete, hipertensão.

De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), aproximadamente 2,7 milhões de óbitos podem ser atribuídos a um baixo consumo de frutas, legumes e verduras. Isso acontece porque nosso organismo necessita dos nutrientes encontrados em grande quantidade nas FLV. A falta ou deficiência desses nutrientes podem desencadear problemas de saúde, dos mais simples aos mais graves.

Como podemos aumentar a ingestão diária de Frutas, Legumes e Verduras?

Atingir a recomendação diária de FLV pode parecer difícil, mas não é, se comsumirmos:

  • 01 porção de salada (105g)
  • + 01 maçã pequena (90g)
  • + 01 banana média (90g)
  • + 01 laranja (120g)

= 405 gramas, essa quantidade ultrapassa a recomendação estabelecida pela OMS

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